Água Morna – Uma Fonte de Saúde
O organismo humano é constituído por aproximadamente 70% de água e, este facto por si só já é motivo suficiente para dizer que a mesma é essencial à vida.
Está provado que o corpo humano consegue sobreviver mais de 50 dias sem ingerir alimentos sólidos, no entanto, se estivermos sem receber líquidos durante cerca de 5 dias, podemos não sobreviver.
A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em quase todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. Todas as reações químicas no nosso organismo têm lugar num meio aquoso.
A água facilita o transporte de nutrientes, ajuda a eliminar toxinas, mantém a temperatura corporal, favorece a digestão e a lubrificação das articulações, previne a obstipação, melhora a hidratação da pele, entre outras propriedades.
Ao nascer, o feto é constituído por aproximadamente 90% de água. À medida que crescemos, esta percentagem desce gradualmente, à medida que vamos acumulando gordura. Ainda assim, o organismo de um adulto é constituído por cerca de 70% de água, que se encontra dentro e fora das células.
É aconselhável que a água e todos os líquidos sejam ingeridos com temperatura morna/tépida, pois a temperatura interna do organismo é de cerca de 36 a 37 graus celsius. Desta forma, ingerir bebidas muito frias tem de se ter algum cuidado e pode ser prejudicial, uma vez que, internamente, vai ocorrer um choque térmico. É aconselhável que de manhã, ao levantar e em jejum, ingira água morna/ tépida, pois além de hidratar o organismo, ativa a parte muscular do intestino e melhora o seu funcionamento, favorecendo o processo de equilíbrio /homeostase. É por este facto que é habitual ouvir-se que beber um copo de água pela manhã tem efeito desintoxicante. Se for no horário entre as 07 e as 09 horas melhor, pois segundo o ritmo circadiano, o estômago efetua a sua autolimpeza nesse horário.
Quanto à eliminação da água por parte do corpo, esta concretiza-se através de quatro processos fundamentais. Os rinseliminam-na com produção de urina, composta por 95% de água e apenas 5% de resíduos. A pele excreta através do suor, composto por 99% por água. Os intestinos eliminam água com fezes e os pulmões através da respiraçãoexpulsam líquidos sob a forma de vapor. No total, são eliminados diariamente cerca de 2,5 litros de água.
O importante não é apenas beber uma dose suficiente de água, mas fazê-lo de forma adequada. Assim, beber 1,5 a 2 litros de água de uma só vez e não voltar a fazê-lo durante o resto do dia não é tão benéfico como ir ingerindo progressivamente água durante o dia. Além disso, há momentos mais recomendáveis para beber um copo de água como a hora do levantar, em jejum. Durante as refeições não é tão necessário beber grandes quantidades, pois pode prejudicar o processo de digestão, no entanto, não se preocupe que a água não engorda como vulgarmente se ouve.
Em suma, a água é um elemento essencial à vida e, se não ingerirmos a quantidade necessária, podemos sofrer consequências. Está nas suas mãos a ingestão adequada de líquidos.
POR ISSO, DEIXAMOS-LHE ALGUMAS DICAS PARA AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA:
- Mentalize-se sobre o papel benéfico da água e torne uma rotina diária a ingestão de 1,5L a 2L deste bem essencial, aproximadamente 3,5 ml por peso corporal;
- Deixe sempre uma garrafa na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc.
- Se tem o hábito de beber durante as refeições, opte pela água, apenas tenha em atenção a quantidade para não prejudicar o processo de digestão;
- Observe a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de ingerir água;
- Não espere sentir sede, pois isso pode já indicar sinais de desidratação.