Dietas Rápidas e Milagrosas
A chegada do tempo de maior calor pressupõe uma crescente preocupação com o corpo e é nestas alturas em que se cometem muitos erros alimentares e comportamentais que, mais tarde, podem originar graves problemas nefásicos com o organismo.
Emagrecer muito rápido é fácil ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, através de dietas rápidas e comprimidos “milagrosos”. Mas perder peso de forma saudável, duradoura e sem prejudicar o organismo requer conhecimento, perícia e saber. Este deve ser o caminho correto a seguir e deve ser sempre feito com um acompanhamento individualizado.
Quem pretende emagrecer, é condição fundamental que a ingestão seja deficitária em relação ao gasto energético, mas tem de garantir a ingestão equilibrada e variada, sem défice de nenhum nutriente.
Uma refeição equilibrada, deve ser variada e não pode ser monótona, deve conter hidratos de carbono, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais que apresentam funções essenciais necessárias para o bom funcionamento do organismo em proporções adequadas.
Como cada pessoa é única, por vezes existe dificuldades em emagrecer de forma mais saudável, por inúmeros fatores adjacentes. Por isso, aí pode ser necessário um estudo de diagnóstico complementar mais profundo, como os testes de intolerância alimentar, análises bioquímicas, estudo pormenorizado da composição corporal, etc.
Ter pesos oscilatórios “ioiô” em curtos intervalos de tempo, faz com que o corpo se tenha de adaptar repentinamente e leva a que as células de gordura (adipócitos) comecem a ficar com memória do peso anterior, e por isso a batalha com a perda de peso pode ser mais dificultada.
Um outro erro grave a nível dos media, é informar que existem equipamentos milagrosos para perder peso repentinamente. Em termos práticos e científicos, a finalidade dos equipamentos não é trabalhar peso mas sim gordura localizada, a celulite (hidrolipodistrofia ginóide) ou outra patologia. Por isso, reforçamos mais uma vez, a necessidade de conhecimentos de saúde para efetuar um bom diagnóstico e poder distinguir os equipamentos específicos com validação científica.
Outro alerta que lhe deixamos é que não existe à venda, de momento, legalmente e aprovado, nenhum medicamentocuja finalidade exclusiva seja emagrecer. Existe sim alguns fármacos que podem ajudar de uma forma indireta a perder algum peso. Não se deve auto medicamentar.
A melhor forma para conseguirmos um emagrecimento de forma equilibrada e duradoura é sermos conscientes de que os “milagres” constroem-se com um acompanhamento correto de reeducação alimentar e comportamental saudávele científico.
Uma alimentação equilibrada e variada, juntamente com a prática de atividade física é essencial para o controlo corporal.
Nós somos aquilo que absorvemos!