Manchas não são para sempre
O binómio saúde-beleza, no qual o segundo termo é determinante, uma vez que a saúde também possuí um padrão estético estabelecido, é apresentado como o caminho legítimo e seguro para a felicidade individual.
As manchas de origem melânica são um problema estético frequente na pele, predominante no sexo feminino, que acarretam uma série de distúrbios sociais, físicos e psicológicos, produzindo, desta forma, um conjunto deinquietações que se manifestam em relação à pessoa e ao próprio corpo.
O esteticamente “belo” pressupõe uma pele sem manchas e muitas vezes não é possível alcançar esse objetivo pelo incorreto diagnóstico clínico, pela falta de competência e formação, pelo “marketing de produtos milagrosos” e pelo frenético consumo compulsivo de produtos cosméticos, no qual a pessoa vai tentando a sua sorte.
As “manchas” na pele são possíveis de atenuar/ desaparecer sempre através de um correto diagnóstico, embora cada pessoa é um caso individualizado. Existem diferentes tipos e causas para o efeito da hiperpigmentação e são hoje apoiadas em bases científicas credíveis.
As manchas na pele têm diversas origens, entre as que se destacam algumas variantes como a genética, a etnia, o sexo, a gravidez, a toma de anticoncetivos orais, alterações hormonais, a menopausa, etc.
As radiações solares são um dos principais fatores desencadeantes que aumentam a incidência de aparecimento de novas manchas melânicas e podem fazer aumentar as já existentes.
O tratamento deve ser efetuado de forma sempre individualizada, com alto rigor clínico, através de uma técnica ou da combinação de várias técnicas no mesmo tratamento para uma melhor eficácia.
Entre o leque de tratamentos destaca-se a fototerapia laser de baixa e alta intensidade com comprimentos de onda específicos; os peelings superficiais, médios ou profundos despigmentantes; o microdermobrasão de cristais e de ponta e diamante; microneedle; cocktails vitamínicos e cosméticos com propriedades despigmentantes, entre outras técnicas.
Atualmente, estes tratamentos apresentam inúmeras vantagens:
- Alcançam uma grande eficácia em todo o tipo de pigmentação cutânea;
- Pode ser realizado em qualquer época do ano (aconselha-se mais em estações frias do ano);
- É compatível com qualquer fototipo de pele;
- Adapta-se o tratamento ao estilo de vida de cada pessoa;
- A pele apresenta mais luminosidade e rejuvenescida.
Infelizmente ainda não existe uma “borracha mágica” que simplesmente “apaga” as manchas de origem melânicana pele, mas tal como acontece nos procedimentos estéticos clínicos, os resultados proporcionados pelo tratamentosão realmente compensadores para a pessoa, desde que as expectativas do procedimento sejam realistas.