Queda de Cabelo
Os cuidados com o cabelo remontam aos primórdios da história da humanidade.
O cabelo tem como principal função a proteção do couro cabeludo contra agressões diversas, incluindo traumatismos mecânicos e queimaduras por exposição às radiações solares. É considerado um complemento de saúde estética, com potencial influência sobre a auto-estima, aspetos psicológicos, sociais, profissionais e inclusive sexuais.
No impacto social e cultural, o cabelo desempenha um papel relevante na imagem e beleza da pessoa, visto que as suas características como forma, cor, padrão de higiene e penteado são instrumentos de expressões individuais de estilo e personalidade.
A queda de cabelo (alopécia) popularmente conhecida como calvície, pode ser entendida como um conjunto de desordens orgânicas que leva a falta de cabelo ou pelos. Historicamente, a alopécia sempre foi um atributo predominante do sexo masculino, mas também, pode atingir o sexo feminino. Hoje em dia, muitos estudos comprovam que a queda de cabelo excessiva tem maior impacto psicológico em mulheres e homens devido à maior pressão social e cultural.
Enquanto símbolo da beleza humana, o cabelo sofre com os conceitos de beleza de cada época, tais como pinturas, produtos nocivos, penteados artísticos, solários, excesso de raios ultravioleta, provocando danos, muitas vezes, nefásicos.
São inúmeros os fatores desencadeantes da alopécia, entre eles, fatores hormonais, nutricionais, emocionais, uso excessivo e incorreto de produtos químicos, hereditários, doenças metabólicas, doenças infeciosas, processos inflamatórios, neoplasias, tricotilomania, cirurgias, medicamentos, etc.
Existem várias alopécias como a androgenésica, a difusa, a areata e a cicatricial, cada um com as suas especificidades próprias necessitando de um diagnóstico clínico para avaliação das causas que desencadearam o problema, com o objetivo de tratar o foco do problema utilizando um tratamento adequado.
Quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, melhores serão os resultados obtidos. Para o tratamento da queda de cabelo, são necessários conhecimentos muito específicos, pois as causas podem ser de diversas origens e os tratamentos diferem de caso para caso. Muitas vezes é necessário realizar exames complementares de diagnósticos específicos para esta área capilar.
A procura do consumidor por produtos cosméticos para a queda do cabelo, estimula as indústrias a desenvolver inúmeros estudos sobre esta área e a lançar para o mercado cada vez mais produtos, prometendo autênticos milagres. Lamentamos informar mas, muitas vezes, estes produtos não passam de publicidade enganosa e não podemos cair em ilusões.
O couro cabeludo tem cerca de 100.000 a 150.000 fios de cabelo. O crescimento dos mesmos é cerca de 10 mm por mês, sendo normal uma queda de 60 a 100 fios de cabelo por dia. A queda de cabelo mais do que o normal fisiologicamente já tem solução, com o tratamento eficaz e comprovado, mas requer uma avalização e tratamento especializado.