Reiki como Psicoterapia e Pseudociência
Neste tempo de mudança dos paradigmas científicos, na visão halográfica do Universo em que se fala na unicidade como cosmos, constata-se que as psicoterapias e pseudociências como o Reiki, são uma mais-valia no processo de saúde e doença da pessoa.
Reiki é a arte milenar de cuidado holístico, redescoberto no Japão por Mikao Usui, nos finais do século XIX. Esta palavra literalmente definida por Energia Vital Universal, resulta da união dos fonemas REI + KI. REI define-se como a força cósmica, presente no macrocosmo, KI é a energia da força vital, que organiza a vida e renova as células, está presente no microcosmo, está em tudo.
Definir Reiki pode revelar-se uma tarefa complexa, pelas diferenças de pensamento entre as filosofias Orientais e Ocidentais e as dificuldades que as línguas ocidentais enfrentam ao traduzir as orientais, pois empregam ideogramas na sua expressão escrita.
O Reiki é flexível e é fulcral salientar que não é uma religião, igreja, grupo ou seita, não impõe dogmas ou crençassejam elas religiosas ou outras.
Os avanços tecnológicos e os cientistas demonstraram que tudo, até mesmo a matéria, é energia. Certificamos assim que a concepção tão antiga que o oriente tinha do homem como ser de conteúdo energético faz sentido.
O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como prática terapêutica que contribui para o bem-estarda humanidade desde 1962.
Em diversos países industrializados como os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, China, etc. esta psicoterapia está amplamente difundida a par de outras técnicas de toque terapêutico. Por outro lado, em Portugal, começam a existir instituições de saúde, principalmente aquelas que em que ocorrem grande número de doentes com enfermidades crónicas ou com doenças terminais, que valorizam o Reiki e técnicas análogas.
O tratamento de Reiki é seguro para todas as pessoas durante todo o seu ciclo de vida e sem contra-indicação. Tem como premissa básica proporcionar na totalidade do ser o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual, é um processo ativo e essencialmente preventivo, promovendo a restauração e manutenção da homeostase do “corpo eléctrico”.
O reiki atua através da Energia Vital Universal dissolvendo bloqueios, favorecendo as funções vitais, estimulando o metabolismo. Promove um relaxamento profundo onde “acalma” a actividade eléctrica do córtex cerebral e o sistema nervoso central, aumentando a vitalidade, através do fortalecimento do sistema imunológico. É muito utilizado nos estados depressivos e vícios, na promoção da autoestima, no controle da dor, do stress e ansiedade como complemento a outras terapias clínicas.